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quinta-feira, 21 de maio de 2009

Funcionário do Mês

Como escolher o funcionário do mês?
Como recompensá-lo?
Como conseguir esse prêmio?

Definir os padrões para eleger o funcionário do mês depende de cada empresa, mas várias empresas acabam implantando esse sistema da forma mais conveniente a ela.


O funcionário do mês pode ser definido por seu destaque na empresa, ou seja, ele é escolhido por ter demonstrado comprometimento com os valores da empresa, tendo sua competência reconhecida por clientes, colegas de trabalho e seus superiores, ou definido por sua produtividade, alcançando as metas desejadas pela empresa em sistema de igualdade em todos os setores, ou por setor de trabalho.

O primeiro sistema, o de destaque na empresa, é mais simplificado e requer apenas um sistema de votação comum, que pode ser em uma urna ou até mesmo e-mails a um responsável de apuração de votos, ganhando assim o funcionário que receber mais votos.

O segundo sistema, o de produtividade por setor ou da empresa, é mais complexo de ser avaliado, requer um pouco mais de tempo de ser implementado, mas acaba sendo o mais eficaz para a empresa, pois irá valorizar os objetivos da empresa, não os objetivos comuns dos empregados de eleger o mais brincalhão ou o mais sociável. Como parâmetros podem ser analisados por cada superior do setor a:

- Pontualidade.
- Periodicidade ( numero de faltas de dias de serviço)
- Uso correto de uniformes.
- Obediência a normas de segurança.
- Estabilidade ( advertências, suspensões,etc)
- Cumprimento ao plano de objetivos setorial e pessoal.

Escolhendo assim o mais pontuado, contribuindo para que todos sigam os objetivos da empresa para o aumento da produtividade.

Para recompensar o funcionário do mês, temos que dar além das velhas plaquinhas, o incentivo da placa na parede do funcionário do mês é um bom começo, mas dependendo do grupo envolvido, esse incentivo pode se transformar em desmotivação, por se tratar de apenas um prêmio simbólico, não almejado por todos, sendo assim, sem valor motivacional, prêmios simples como dinheiro extra, jantares e coisas do tipo, motivam muito mais, pois significam uma recompensa real do feito, um marco na vida do profissional.

Na prática, o ideal é implementar o melhor sistema para sua empresa e avaliar os resultados do envolvimento dos funcionários, pois dependendo do sistema adotado, ele pode gerar desmotivação por parte dos funcionários, ora por resistência às mudanças, ora por parâmetros de definição mal elaborados, qualquer uma das formas empregadas podem ser revertidas ao longo do tempo, bastando apenas ao implementador o monitoramento dos efeitos e o desenvolvimento dessa idéia no seu âmbito profissional.

Um comentário:

  1. Obrigada pelo material disponibilizado. Me ajudou muito

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